Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

domingo, 6 de maio de 2018

CANTO VII - MUTAÇÕES



Download dos textos de ANTIPOESIA ou a insustentável arte da falsa erudição em –


***



no princípio
- mas nunca houve princípio - 
tudo fluía como agora flui 
e como para sempre fluirá
manifestando-se em formas multíplices
impermanentes e ocasionais
sujeitas a leis errantes encobertas
universais   

o ser vive em si
                       no infinito
                                     na eternidade

não habita
               em quem o vive
                                      nem no que vive

não está
            e não é
                      é e está

indeterminado
                    inominado

sem fim
           ou começo
                          alto ou baixo
                                             ou lado

sem espaço 

não pode ser buscado

não existe para si
                         para mim
                                      para ti

                      existe por si na eternidade

         o eterno-infinito sem centro é perfeito
             como o rio que corre no seu leito
              e com humildade se faz oceano

não se esgota
                    não é tudo
                                   nem nada

                   é o vazio íntegro da totalidade

o que não tem fim

nada sustenta

não é sustentado

não é teu

ou meu

de qualquer marca de gente

             e quando por mim passa estou certo
                                não há eu
                     apenas o vácuo da mente


o tempo dos tempos é percorrido em mutações sucessivas
inesperadas no seio do que sem começo nem fim muda e flui na sua majestosa permanência e enganadora aparência


muitos milhões são as galáxias

incontáveis os profundos universos

fabricando-se e desfazendo-se

por amor da união e da desintegração

no tempo eterno e espaço infinito
                           do que permanece
                   na dança cósmica dos mundos


não houve princípio
                            não haverá fim

             inventaste o princípio e os deuses
                   atormentado por medos
          e pelo sentimento do vazio entediado 
               gerado pelo cárcere do tempo
             e pelo esquife do espaço imenso


há um campo de concentração
                          onde abunda a fome de espírito

os reclusos alimentam-se de fantasmas enquanto o cérebro esquelético se degrada e definha

                     há gente de esperança
                           e desesperança
             todos ludibriados por espectros visíveis
                     almas de outro reino 
                              inventado
na fé dos condenados



quando vos conheço
- neste mundo sim porque outros os há -
amo-vos

             por vezes mutilo-vos pela adaga

no entanto amo-vos

amar não é mentir                        adular

reservado
              acautelo-me

            protejo-me da superficialidade
                   da falta de seriedade

           a mim busco-me na profundeza
               e ilumino-me na escuridão
      no breu da noite que parece não ter fim


estou no mundo mas o mundo não me vê nem ter me quer 
- e para que havia de me querer –

a luz envolve-me e reina a escuridão
de cegos que o são por não almejarem ver

amo os outros sem os abandonar e eles não o sabem e nunca o irão saber
não os quero desamparar mesmo os que trilham caminho próprio sem clamar por auxílio por quem os proteja

              compassivo é o que não interfere
                     que está longe e perto
                          nem cá nem lá 

distante 
            afectuoso
                          e áspero se o tiver de ser

                  o que tiver de ser que seja
                            o que for será

vivo na obscuridade
reservado e quieto na acção

os desejos extinguem-se 

                        não sei o que é a ambição
                        nem sequer sei o que sou 
                           nem o que quero ser

                     sou o que não tem significado e
                     que perante o mundo é apenas
                         o insignificante sem rumo
                           o caminhante do nada

não ouso desejar

              até o desejo do ser é ilegítimo

nenhum desejo é permitido
                       apenas o do ancoradouro

desejar
desejar a ausência do desejo já é desejar

      o desejo é insaciável a ambição desmedida
            a paixão dilacerante e o apego mata -
          só existe alívio para quem a si se basta

não saio de casa

do meu pequeno e dócil quarto

vejo tudo o que se pode ver

conheço tudo o que se pode conhecer

viajo sem me movimentar

conheço sem ler

ajo na tranquilidade e por todo o lado

sopra o vento da felicidade


             sou abastado por nada possuir
         sou forte por sem esforço me vencer
                 poderoso sem me mexer

poderei eu perder o que não tenho nem intento ter


o que faz muitas coisas e guarda o seu fruto não o conservará
                   tudo perderá

quem age sem intenção frutifica naturalmente
quem busca perde-se no além da floresta virgem
e nada retém ou encontra

               encontrar significa liberdade
                não escolher nem julgar

quem quiser guardar a reputação perdê-la-á
quem quiser amontoar riqueza arruinar-se-á
quem quiser aferrolhar paixões corromper-se-á
quem quiser escudar-se do perigo perecerá



na grande morte
                  ficarei onde estou
                  estarei onde não estou
                  verei o que não vi
                  sentirei o que não senti
                  serei o que não sou
                  e irei onde não vou

séculos e séculos a investigar a morte que dilacera corações e agrilhoa espíritos

sabeis o que é a morte
sabeis o que é morrer

se falecerdes
                  para o passado
                  a cada minuto
                  a todo o instante

                      sabereis o que é o decesso
                             o que é fenecer



            extinto o ego resta a mente vazia
              na paz dos tempos infindáveis
           afinal o que por tanto procurardes
         nunca encontrastes nem encontrareis



***


Sem comentários: